terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Reportagem retirada da revista Gloss.



A História das Camisetas
Essa peça, além de linda e básica, tem participação ativa na História




 

"Eu fui molestado por Michael Jackson e tudo o que comprei com meus milhões de dólares foi essa droga de camiseta". Essa frase está estampada em uma peça da marca T-Shirt Hell, de Nova York, que lança variavelmente coleções de camisetas engraçadinhas.
Agarradas, manchadas, com dizeres sarcásticos ou relevos descolados, a camiseta é indispensável para quem não hesita em abrir e fechar o guarda-roupa centenas de vezes por dia. O que poucos sabem, porém, é que essa peça já foi usada como roupa íntima anti-transpirante, roupagem para batismo e símbolo da cultura hippie na década de 1960. Veja algumas curiosidades históricas a respeito dela.



Antiguidade (a.C.)
As chamadas "camisias", usadas pelos romanos, eram brancas, fabricadas com tecidos de puro linho. Eram colocadas debaixo das vestimentas dos soldados, a fim de proteger o corpo da transpiração.



Século XVI
O pintor italiano Michelângelo inaugura a coleção das regatas após terminar a estátua O Escravo Moribundo. Nessa obra, o artista retrata um homem vestido com apenas uma peça de roupa, bem diferentes das usadas naquela época
.


Seculo XIX
As crianças ganham um modelo próprio - uma reprodução das peças de sultos. As camisetas infantis passam a ser usadas, principalmente, para a cerimônia de batismo da igreja católica. Nessa mesma época, alguns trabalhadores braçais começam a usá-las como roupas de labuta.


1ª Guerra Mundial
Em meio ao conflito bélico que paralisou o mundo, soldados europeus usavam por baixos dos uniformes camisetas de algodão. Os norte-americados, cansados de passar calor com roupas de lã, levam o modelito para os Estados Unidos, onde se desenvolve o design que ficou conhecido como t-shirt, em inglês, devido ao formato da peça em T.


1948
Uma das primeiras camisetas de campanha política a ser usada na História foi fabricada por Thomas E. Dewey nas eleições à presidência dos Estados Unidos com os seguintes dizeres: "Dew it of Dewey".


1951
Quem já assistiu ao filme Um bonde chamado desejo não pôde deixar de notas os músculos à mostra do ator Marlon Brando, que aparece vestindo uma camiseta, digamos, tentadora.


Anos 60
No lugar do preto e branco da Guerra Fria, as camisetas multicoloridas vira símbolo de mensagens pacifistas. Nessa mesma época, as mulheres passam a vestir a peça, deixando-a unissex.

Anos 80
A peça ganha versão nas mãos dos mais renomados estilistas de grifes consagradas. Os jovens, público alvo da industrialização, aderem à moda como ostentação de luxo e poder.


Século XXI
A customização do produto serve aos mais variados gostos e estilos. Da famosa banda de rock ao líder revolucionário, das campanhas políticas às tendências da moda, as camisetas ganham um expansivo mercado e se alastram por todos os lugares e guarda-roupas universais. No Brasil, cerca de 450 milhões de peças são produzidas por ano.



E até hoje somos cada dia mais apaixonadas por elas........rsrsrsrsr




Beijos,

Mila Coêlho

Um comentário:

  1. Amo camisetas!!!!!

    Em novembro do ano passado fui pra NY e me fiz com elas!! Comprei umas estilosas, umas podrinhas, umas com lantejoulas! Ufa! Foram tantas que já já vão para o brechó! Hahahahahahaaha

    Bjo bjo,

    Lu

    ResponderExcluir